O médico rádio-oncologista da Radioterapia Irradiar, Ismar de Rezende Junior, ministrará palestra neste sábado, 27, sobre: Radioterapia e Braquiterapia no câncer do colo de útero. A ministração ocorrerá durante o I Simpósio Interdisciplinar de Ginecologia e Mastologia Oncológica do HGP/AMPESP no auditório do SEBRAE. O evento começa às 8h sendo que a palestra do rádio-oncologista será às 14h.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente nas mulheres, atrás do câncer de mama e do colorretal. Além disso, segundo o Instituto, a doença é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. 

Conforme Rezende o câncer de colo de útero, assim como os demais tipos de neoplasias, possui mais chances de cura quando detectados o início. “O objetivo da palestra é esclarecer como se procede o tratamento de radioterapia e braquiterapia para o câncer de colo uterino” informou.

O médico esclarece que na radioterapia o paciente recebe a radiação por meio de uma máquina chamada acelerador linear. “Já na braquiterapia, com alta taxa de dose, o tratamento é focalizado na região de volume tumoral com mínima dose em tecidos adjacentes” destacou.

De acordo com Rezende, o tratamento oncológico por meio da radioterapia e da braquiterapia são os mais indicados para o tratamento de doença localmente avançada e devem ser aliados a quimioterapia concomitante.
“A cirurgia não é a indicação para estes casos, ficando reservada apenas para patologias bem iniciais”, frisou.

Clínica Irradiar

A Radioterapia Irradiar já tratou aproximadamente 500 mulheres e 32 estão realizando o tratamento atualmente. A clínica atende pacientes credenciadas aos planos de saúde, rede privada e do Sistema Único de Saúde.

A clínica possui um acelerador que figura entre os mais modernos do País, sendo capaz de realizar radioterapia conformacional 3D, de intensidade modulada (IMRT) e IGRT além da Radiocirurgia (técnicas que maximizam os resultados com menores impactos à saúde do paciente). A clínica está localizada em Palmas na Quadra 501 Sul, Rua NS-A, Conjunto 02, Lote 10 dentro do Centro Oncológico de Palmas.

Ismar de Rezende Júnior é médico rádio-oncologista, formado pela Universidade de Cuiabá, cursou Residência Médica em Radioterapia no Hospital de Câncer de Barretos; é especialista e membro da Sociedade Brasileira de Radioterapia.

Assessoria de Imprensa 
(63) 98155-8063