Nesta terça-feira, 27, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Segundo o médico rádio-oncologista da Radioterapia Irradiar, Ismar Rezende, a data é importante para lembrar a necessidade de se fazer exames de rotina para a detecção precoce da doença. “Se descoberto no início o tratamento, geralmente, é menos agressivo e com maior possibilidade de cura”, afirmou.

Rezende lembra que existem cerca de 23 tipos de cânceres sendo que este mês, conhecido como Novembro Azul, reforça a relevância dos homens procurarem o médico para fazerem exames. “Em relação aos cânceres masculinos o câncer de próstata é o que possui mais evidência, pois tem uma alta incidência com estimativa este ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer, de mais de 68 mil casos no Brasil”, disse.

O câncer de próstata possui baixa letalidade e agressividade, mas segundo o médico isso não exclui a necessidade de um diagnóstico precoce para que seja indicado o melhor tratamento ao paciente. “A orientação é que a partir dos 50 anos os homens procurem o médico para fazer os exames de rotina como PSA e o toque. Caso haja incidência da doença na família é necessário procurar um médico a partir de 45 anos”, ressaltou Rezende.

Sintomas

De acordo com o rádio-oncologista na maioria das vezes a doença não apresenta sintomas, mas podem aparecer dor e dificuldade ao urinar ou dor óssea em casos mais avançados.

O tratamento de câncer de próstata pode ser realizado por cirurgia ou radioterapia. Conforme Rezende, na radioterapia o procedimento é um pouco mais prolongado que o período de uma cirurgia, entretanto, os efeitos colaterais são menores, com menor possibilidade de incontinência e impotência, sem ter o risco cirúrgico já que a radioterapia é um tratamento ambulatorial.

Radioterapia Irradiar

Localizada em Palmas a Radioterapia Irradiar possui um acelerador que figura entre os mais modernos do País, sendo capaz de realizar radioterapia conformacional 3D, de intensidade modulada (IMRT) e IGRT além da Radiocirurgia (técnicas que maximizam os resultados com menores impactos à saúde do paciente). O aparelho focaliza e emite a radiação de forma específica para não comprometer os demais órgãos. A clínica está localizada na Quadra 501 Sul, Rua NS-A, Conjunto 02, Lote 10 dentro do Centro Oncológico de Palmas.


Assessoria de Imprensa 

(63) 98155-8063